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Brigada de Incêndio

A brigada de Incêndio é um grupo de pessoas previamente treinadas para realizar atendimento em emergências.

A formação da brigada de incêndio deve atender os requisitos da NR 23 – Proteção contra incêndios e é aplicável a todas as empresas e estabelecimentos que possuam empregados e que estejam sujeitos a riscos de incêndio.

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A brigada de Incêndio é um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em emergências.

Em geral estas pessoas são treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

A formação da brigada de incêndio deve atender os requisitos da NR 23 – Proteção contra incêndios e é aplicável a todas as empresas e estabelecimentos que possuam empregados e que estejam sujeitos a riscos de incêndio, como indústrias, comércios, hospitais, escolas, condomínios – comerciais e residenciais, entre outros. 

As principais regras da NR 23 incluem:

  • As instalações devem ter saídas de emergência em número suficiente, de acordo com a capacidade de ocupação do local, e devem estar sinalizadas.
  • ‍As escadas e rampas de emergência devem estar livres de obstáculos e serem construídas com materiais resistentes ao fogo.
  • ‍Os extintores de incêndio devem ser instalados em locais visíveis e de fácil acesso, e devem ser recarregados periodicamente.
  • ‍As portas corta-fogo devem ser instaladas em locais estratégicos e devem ser mantidas fechadas durante todo o tempo, exceto em emergências.
  • ‍Os materiais inflamáveis devem ser armazenados em locais apropriados e com ventilação adequada.
  • ‍Os equipamentos elétricos devem ser instalados e mantidos de acordo com as normas técnicas para prevenção de incêndios.
  • ‍Os trabalhadores devem ser treinados em medidas de prevenção de incêndios, como o uso correto dos extintores e as rotas de fuga.
  • ‍Os planos de emergência devem ser elaborados e testados regularmente, para que todos os trabalhadores saibam o que fazer em caso de incêndio.
brigada de Incêndio

Além da NR-23, existem ainda as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros que devem ser atendidas. No estado de São Paulo a IT-17 é a norteadora dos processos que devem ser atendidos no que tange a brigada de incêndio.

E o seu empreendimento está com a Brigada de Incêndio regularizada?

O não cumprimento dessa norma pode acarretar multas e outras sanções, além de colocar em risco a segurança e a vida das pessoas e do patrimônio.

Fale com a gente e regularize o seu empreendimento e evite multas e mantenha a segurança das pessoas e empreendimento.

Por que investir em brigada de incêndio?

Investir em brigada de incêndio é antes de tudo garantir mais segurança aos seus funcionários, além de transmitir mais confiança para eles. Isso deixa seus colaboradores mais confiantes e tranquilos para exercerem suas atividades, gerando mais produtividade.

É também, uma fundamental adequação à legislação vigente. O Ministério do Trabalho tem a função de fiscalizar as 36 normas, decretos e leis estabelecidas, regidas pela portaria número 3.214, que estabeleceu a obrigatoriedade da elaboração e avaliação dos riscos do funcionário.

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Vamos cuidar da sua empresa com uma brigada de incêndio?

Com a equipe da Seg One, você levará segurança e tranquilidade para sua empresa e para seus colaboradores.

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FAQs

Aqui estão algumas perguntas frequentes.

O que é CIPA?

O Comitê Interno de Prevenção de Acidentes, foi criado em 1940, e é um grupo interno dedicado a encontrar soluções para melhorar a segurança no trabalho. É instituído por um conselho de representantes empresariais e dos trabalhadores cujo objetivo é rever normas, monitorizar acidentes e trabalhar em conjunto para os prevenir.

O que é SESMT?

O Serviço Especializado em Tecnologia de Segurança e Medicina do Trabalho é a equipe de colaboradores responsável pelo monitoramento, implementação de medidas e suporte direto no caso de acidentes de trabalho.

Como mapear os riscos de segurança na sua empresa?

Contratar uma equipe especializada que será responsável pelo mapeamento da empresa. Esse mapeamento irá identificar quais as modificações serão necessárias para se adequar à legislação, e, buscar em todos os ambientes por locais ou equipamentos que possam gerar algum tipo de acidente.

Em acidentes, a função da equipe de Segurança do Trabalho é investigar suas causas para preveni-los, inclusive em outros ambientes da empresa.

Cabe à equipe de Segurança do Trabalho realizar palestras, eventos e pesquisas que incentivem os funcionários à observância do ambiente de trabalho, pois os riscos não precisam estar necessariamente ligados a perigos externos, como quedas ou incêndios, podem ser problemas de cheiros, de barulhos ou de ergonomia que estão atrapalhando no desempenho das tarefas dos colaboradores.

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